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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O FIM DA CELULITE - (parte 1) - ALIMENTAÇÂO

Olá meninas....

Como voces estão???

Eu andei sumida né.... muita correria.... affffff

Eu to conseguindo seguir a dieta certinho,,, perdi mais 1kg essa semana q passou.

Só estou chateada com o meu treino pq ainda não to conseguindo ter uma rotina certinha com treino pesado,,, mas tudo bem,,,, daqui a pouco chego lá!!!


Agora vamossssss falar de celulite novamente,,, 




Celulite é um problema que atormenta toda mulher, e quero deixar aqui dicas para todas nós vencermos essa batalha contra os furinhos, e conquistar pernas e bumbum perfeitos !!!

Sabe-se que alimentação, exercícios e tratamento estéticos melhoram a celulite, mas tudo a longo prazo, o esquema de dieta express não adianta....

Temos que ter em mente que não adianta gastar fortunas com drenagem e não ter alimentação balanceada, não fazer exercicios,,, um tratamento completa o outro para o resultado ideal.

Não podemos esquecer que os hormônios e a genética também tem participação no seu aparecimento. Trata-se de um tecido mal-oxigenado, desorganizado e sem elasticidade. O exagero na alimentação formam estoques de gordura que acumulam na pele, repuxando as fibras e formando as ondulações.



Vou dividir esse post em 3 partes,,,,

Parte 1 - Alimentação (Cardápio anti celulite)

Parte 2 - Exercícios 

Parte 3 - Tratamentos Estéticos


PARTE 1 - ALIMENTAÇÃO





CARDÁPIO ANTI CELULITE

- CARBOIDRATO DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO - atingem a corrente sanguíneo de forma lenta e continua, promovendo a estabilidade de glicemia e mantendo os níveis de energia altos por mais tempo. 


Exemplos de Índice Glicêmico de alguns alimentos:

O alimento referência é o açúcar simples, que tem índice = 100
Alimentos com IG baixo: abaixo de 55 (sinal verde)
Alimentos com IG intermediário: entre 55 - 70 (atenção)
Alimentos com IG alto: mais de 70 (sinal vermelho)
Refrigerantes - 68
Suco de maça - 46
Suco de laranja - 40
Abacaxi - 66
Banana - 55
Cereja - 22
Damasco desidratado - 31
Maçã - 38
Melancia - 108
Laranja - 44
Passas - 64
Tâmara desidratada - 103
Cenoura cozida - 44
Uva - 46
Amendoim - 12
Barra de chocolate - 49
Batata frita - 75
Bolo simples - 67
Pipoca - 55
Sorvete - 61
Leite desnatado - 32
Iogurte sem gordura com açúcar de frutas - 33
Iogurte sem gordura sem açúcar de frutas - 14
Batata inglesa cozida - 63
Beterraba - 64
Milho enlatado - 55
Bagel - 72
Baguete francesa - 95
Biscoito tipo waffer - 77
Bolacha de água - 78
Croissant - 67
Pão branco tipo Frances - 70
Pão integral - 60
Pão de levedo - 57
All brain - 51
Aveia - 55
Corn Flakes - 84
Farelo de aveia - 74
Mel - 58
Mingau de aveia - 49
Musli - 56
Arroz arbóreo - 44
    Arroz branco - 87
    Arroz integral - 55
    Feijão cozido - 48
    Feijão de lima - 32
    Feijão manteiga - 31
    Feijão mulatinho - 27
    Feijão de soja - 18
    Grão de bico enlatado - 42
    Lentilha - 30


    - GORDURA - são necessárias para o bom funcionamento do corpo. Porém, é possível controlar sua qualidade e quantidade. Prefira alimentos fontes de gorduras insaturadas, como azeite de oliva, abacate, amendoim, castanha do pará.

    - PROTEÍNAS - aumentam o efeito térmico das refeições, ou seja, promovem maior gasto calórico na digestão. Prefira fontes com pouca gordura, como aves, peixes, carnes magras, grãos, feijões, leite desnatado, iogurte e derivados magros (cottage, ricota).

    - SOJA - fonte especial que contém arginina e glicina, aminoácidos que participam da secreção de glucagon, hormônio que estimula a queima de gorduras.

    - BIOFLAVONOIDES - atuam na microcirculação e aumentam o tônus venoso, ou seja, na remoção de impurezas. Estão presentes na soja, cebola, frutas cítricas (limão, laranja, lima da pérsia, tangerina), cereja fresca, uva, ameixa, pera, maça, mamão, pimenta verde, brócolis, repolho roxo e tomate.

    - VITAMINA DO COMPLEXO B, B6, B12 e ÁCIDO FÓLICO - Agem numa proteína que atua na circulação e na constituição do colágeno. Abasteça-se desses nutrientes com frango, atum, fígado, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim (B6), leite e derivados, carne bovina, salmão, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, ovos (B12), ostra, espinafre, feijão branco, aspargos, laranja, melão amarelo, maça (ácido fólico).

    - POTASSIO - ajuda a eliminar o excesso de sódio (sal) no organismo, o que reduz o inchaço. Aposte em água de coco, sementes de linhaça, banana, tomate, melão, pêssego, laranja, espinafre.

    - SILÍCIO - regula o metabolismo e a divisão celular, normaliza a retenção hídrica entre as células, estimula a queima de triglicérides (reserva de gordura corporal). Por isso, consuma aveia, cevada, salsa, nabo, alho, avelã, feijão, centeio, trigo, pera, banana, geléia real. 


    EVITE...

    ~ Frituras que devem ser substiuidas por preparações grelhadas, assadas ou cozidas.

    ~ Pratos de preparações gordurosas como feijoada, pizzas, molhos, queijos gordos, pães e bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.

    ~ Açucar refinado, preferindo o açucar natural das frutas ou barras de cereias.

    ~ Colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos.

    ~ Sal ou temperos com muito sódio.

    ~ Refrigerantes e bebidas alcoolicas.


    Amigas que não sabem o que é celulite rsrs


                                               Aline Riscado (bailarina do faustão)

                                          Sabrina Sato (até sambando não aparece)
       
                                                                   Juju Salimeni

                                                                  Mayra Cardi


    Michelly Crisfepe (ex bbb)


    Então o proximo post será sobre exercícios... e vamo que vamooooo !!!

    Tava sentindo falta do blog....

    Bjus e ate a próxima !!!

    Jéssica Marchetti



    terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

    Câimbras, porque ocorre???


    Olá meninas...

    Tudo bom com voces???

    Hoje vou falar de um assunto muito comum e que acontece com todo mundo, as câimbras..... e muitas vezes as pessoas não sabem dizer o porque ocorre e como melhorar....


    Câimbras noturnas, câimbras nas pernas, câimbras frequentes, banana para câimbras... vamos entender tudo !!!




    A câimbra, ou cãibra, é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez.


    Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações. Os mais comuns são:



    - Panturrilhas; 

    - Músculos anteriores e posteriores da coxa;
    - Pés;
    - Mãos;
    - Pescoço;
    - Abdômen.





    CAUSAS DAS CÂIMBRAS:


    Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta normalmente é causada por:


    - Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço físico).



    - Desidratação (importante causa em idosos e em quem usa diuréticos).

    - Alterações hidreletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e magnésio.

    - Gravidez (normalmente a câimbra é secundária a níveis baixos de magnésio).

    - Fratura óssea (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente).

    - Alterações metabólicas como diabetes, hipotireodismo, alcoolismo e hipoglicemia.

    - Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor ou doenças primárias dos músculos (miopatias).

    - Insuficiência venosa e varizes nas pernas.

    - Longos períodos de inatividade (ficar sentado em posição inadequada, por exemplo).

    - Alterações estruturais, como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho).

    -  Hemodialise. 

    - Cirrose hepática.

    - Deficiência de vitamina B1, B5 e B6.

    - Anemia.



    Muito se comenta sobre depleção de potássio como causa de câimbras. 


    Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. 

    O cálcio e o magnésio são causas mais importantes e comuns de câimbras.



    COMO EVITAR AS CÂIMBRAS ?


    Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para sedentários. 


    Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço e evitar exercícios físicos em dias muito quentes.





    CÂIMBRAS NOTURNAS:

    Existe um grupo de pessoas que apresentam câimbras noturnas, principalmente nos membros inferiores (panturrilha e pés em geral). 

    É habitual estas pessoas apresentam a chamada câimbra noturna idiopática (idiopática significa sem causa aparente). São indivíduos normalmente com história familiar de câimbras e que não se consegue detectar nenhum tipo de alteração que justifique o quadro. 

    COMO EVITAR CÂIMBRA NOTURNA ?

    Recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. 

    Algumas pessoas precisam de sapatos especiais que evitam contrações involuntárias e câimbras nos pés.



    Os alongamentos parecem ser o melhor método para prevenir câimbras, principalmente quando ocorrem nas pernas. É importante salientar que não vai ser de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. 


    É preciso pelo menos algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.



    Hidratação adequada e alongamentos frequentes resolvem os problemas da maioria das pessoas com câimbras idiopáticas. O melhor modo de controlar o grau de hidratação do corpo é através da cor da urina. 


    Pessoas desidratadas apresentam urina muito amarelada e normalmente com cheiro forte, enquanto que um corpo hidratado produz urina clara e sem cheiro 



    Existem alguns medicamentos, como vitamina E, complexo B, verapamil, cloroquina e gabapentina que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica.



    Água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir câimbras. Existem relatos de melhora das câimbras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite.


    Alguns exemplos de alongamentos para fazer antes de dormir:




    BANANA EVITA CÂIMBRAS ?


    Essa história da banana é um pouco confusa. 


    A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. 

    Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). 

    Depois de algum tempo de exercício o músculo depleta suas reservas de glicose e passa a utilizar outros meios para gerar energia. 

    Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico, que é o "lixo" metabólico após a geração de energia com baixa utilização de glicose. 

    Uma boa hidratação ajuda a "lavar" esse excesso de ácido láctico da circulação e evita as câimbras.



    Portanto, teoricamente a banana ajuda porque repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia (glicose) para os músculos. Isso é verdade para câimbras induzidas por exercício. 


    Porém, essa dica não funciona com muita gente. A resposta parece ser individual, mas como banana não faz mal a ninguém, não custa testar.


    É isso aiiii.....

    Bjus

    Jéssica


    Fonte: www.mdsaude.com