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quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PILATES PARA GESTANTES


Fonte: http://www.revistapilates.com.br/


Manter-se em forma antes, durante e depois da gravidez é o desejo de toda mulher. As fórmulas parecem ser mágicas, mas o segredo é um só: a dedicação. 

Seguir as orientações do obstetra é regra absoluta, somadas a alimentação balanceada e, claro, aos famosos exercícios físicos monitorados. Musculação, dança, caminhada, tênis, entre tantos, a dúvida fica em qual escolher.



É importante lembrar as “barrigudinhas” que mais do que pensar em belas curvas, na gestação é preciso garantir a saúde do bebê e se possível facilitar o momento do parto. E são, justamente, essas as funções do método de Pilates para as futuras mamães. 

Criado no século XX, pelo atleta alemão Joseph H. Pilates, a técnica é indicada para reabilitação e condicionamento físico geral e bem-estar. 

Seu sistema de exercícios melhora a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular (crescimento dos músculos) e promove harmonia, equilíbrio, concentração e coordenação motora.



A fisioterapeuta, pós-doutoranda em Pilates na USP, especialista no Método Pilates Clássico pela Escola Canadense Stott Education Program e membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos, maior órgão representativo do método no mundo, Eliane Coutinho, recomenda que passado o primeiro trimestre as gestantes que desejam um parto tranquilo e a volta a boa forma mais rápida podem praticar Pilates.

“Os exercícios fortalecem os músculos do assoalho pélvico (períneo) e resultam na maior sustentação do útero e fortalecimento do abdome. Ajuda ainda o equilíbrio entre a força de expulsão e a de contenção do feto dentro do útero”, explica.


Para as mulheres que já eram adeptas da atividade antes da gravidez, a especialista ressalta que a única diferença está na adaptação dos exercícios para a nova condição feminina, com exceção das gestantes consideradas de risco.

“É fundamental a presença de um instrutor que conheça bem as alterações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas da gestante”, destaca.


Mas, conforme a fisioterapeuta, a notícia que seduz as grávidas é que o método também contribui para a diminuição das dores do parto.

“Com o abdome mais forte a força de contração será maior, diminuindo assim o tempo de expulsão do feto e, consequentemente, o tempo de dor”, informa Eliane.

No período do pós-parto, o Pilates também ajuda a mamãe a entrar em forma novamente. Dra. Eliane esclarece que os exercícios tornam mais rápida a recuperação do abdome, da força e da flexibilidade. Além disso, mulheres que tiveram parto normal podem retomar a rotina de exercícios após 30 dias. Já, no caso de cesariana, é preciso aguardar liberação médica.


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Sequência de exercícios para gestantes:

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PILATES EM CONDOMINIO,,, ÓTIMA OPÇÃO SEM SAIR DE CASA!!!

Pilates é um método revolucionário de condicionamento físico ideal para os dias de hoje, a mais moderna técnica agora ao seu alcance.

Os exercícios são agradáveis e precisos realizados em solo ou com aparelhos, idealizados para desenvolver força muscular, flexibilidade, boa postura, equilíbrio e bem estar.

Muitos condomínios tem contrato professores ou os próprios moradores contratam seu personal, pois vale a pena você separar um tempinho para cuidar da sua saúde. 

Quem pode dar aula de pilates???


Só professores de educação física e fisioterapeuta estão aptos para dar aula de pilates.


É necessário também que o professor ou o fisioterapeuta tenha curso de Pilates, de pelo menos 360 horas, NÃO CONFIE em professores que ficam no youtube procurando aula ou que façam curso de fim de semana, esses profissionais não estão aptos para dar aula com segurança.

O Pilates não é uma ginástica comum, o professor tem que saber os princípios, as sequências dos exercícios, saber preparar o corpo do aluno para os exercícios avançados, para ser uma atividade segura.


BENEFÍCIOS DO PILATES:


- Aumento de Força e Definição Muscular;

- Correção Postural;
- Trabalho de Respiração;
- Aumento da Flexibilidade;
- Alivio de Dores Musculares e Tensões;
- Aumento da Concentração e Consciência Corporal;
- Estimulação do Sistema Circulatório;
- Alivio do Stress.

AS AULAS DE PILATES APRESENTAM:

- Exercícios Suaves e Eficazes;

- Poucas Repetições do Movimento;
- Grande Repertório de Exercícios;
- Resultado Rápido e Duradouro;
- Construção de uma Postura Correta;
- Ausência de Impacto;

QUEM PODE FAZER PILATES?

- Jovens;

- Adutos;
- Idosos;
- Gestantes;
- Problemas na Coluna;
- Desvios Posturais;
- Sedentários;
- Atletas;

MATERIAS UTILIZADOS NO CONDOMINIO:


- Colchonete;

- Faixas elasticas (theraband);
- Bola;
- Magic Circle;
-Discos de Equilibrio.

Então mulherada,,,,,, se você quer exercitar todo o corpo em uma única aula, 


FAÇA PILATES JÁ!!!

Ate mais,,,,,,, Bjus!!!

sábado, 11 de setembro de 2010

PRINCIPIOS DO PILATES


O método divide-se em duas partes: exercícios com colchonete (Mat Pilates) e exercícios com aparelhos, podendo ter exercícios de alongamento e de força.


O Metodo Pilates é um dos poucos que o ensina a treinar músculos com segurança, e treinar a musculatura de forma geral, adicionando intensidade aos exercícios de força.



OITO PRINCÍPIOS DO MÉTODO PILATES


CONCENTRAÇÃO - Abstração total de pensamentos, enquanto se encontra no movimento.

RESPIRAÇÃO - Deverá ter em atenção que a expiração é feita em simultaneo com o maior esforço exercido, os músculos abdominais mais profundos são contraídos e a expiração é feita lateralmente.

CENTRALIZAÇÃO - O tronco e as costas requerem uma atenção especial, cada exercício é controlado pela contração abdominal "power house".

CONTROLE - Quanto mais lento o movimento, mais energia se obtém, porque o método desafia a gravidade.

PRECISÃO - A prática dos exercícios conduz a um controle do movimento mantendo numa posição precisa.

MOVIMENTOS FLUIDOS - Movimentos contínuos, exercitando a fase concêntrica e excêntrica, o que resulta num exercício equilibrado e prático.

ISOLAMENTO - Faz com que voce conheça a estrutura do seu corpo e controle os diferentes grupos musculares isoladamente.

ROTINA - A repetição e frequência de um exercício aumenta o nivel de aperfeiçoamento.








ENTENDA OS APARELHOS DO PILATES



REFORMER: Este aparelho apresenta um carrinho deslizante sobre uma estrutura de madeira que possibilita a composição de variados exercícios sentado, deitado, de pé, ajoelhado, e acrdito que seja o mais completo de todos dentro do estudio. Possui também molas de resistências variadas e acessórios como as alças de mãos e de pés, prancha e apoio para exercícios de pé, além de caixa ou baú para adaptação de outros exercícios.




CADILAC: O Cadillac foi o nome atribuído a este aparelho com tantos apetrechos dado por Joseph Pilates quando o criou devido a enorme possibilidade de exercícios que ele permite, assim como um cadillac, carro dos sonhos da época, que tinha tantos acessórios de uso. O Cadillac tem molas de resistências variadas, barra móvel, fuzzis para pés, trapézio, e permite uma infinidade de movimentos que vão além da criatividade do instrutor e aluno.



LADER BARREL (BARRIL): Este aparelho é o único que não possui molas. Consiste em um barril de madeira recoberto com estofado macio e firme aliado a um suporte de barras fixas. Proporciona inúmeras possibilidades de posicionamento oferecendo movimentos tão bonitos quanto aqueles vistos num ballet.
CHAIR (CADEIRA): Muito versátil esta cadeira possibilita exercícios de pé, sentado, aéreos, numa infinidade muito grande de movimentos seguros de execução. Possui molas, pedais que podem ser utilizados juntos ou em separados, e alças fixas de metal que podem ser removidas de acordo com a necessidade do movimento.






ACESSÓRIOS

MAGIC CIRCLE: Para exercícios de resistência muscular, alongamentos e fortalecimento para braços, pernas e tronco.


BOLA SUIÇA: Existem em variados diâmetros possibilitando inúmeros exercícios, posicionamentos, trabalhando tanto para o alongamento, quanto força, equilíbrio e postura.





MAGIC ROLL: Para exercícios posturais, de equilíbrio, posicionamentos.



MEIA LUA: Alongamentos de tronco, fortalecimento abdoninal desequilíbrios sentado ou de pé.


TONING BALL: Bolas com carga para dificultar os exercícios de solo, aumentando a força de membros superiores.

A cada dia que passa surgem novos acessórios trazendo outras possibilidades para trabalhar cada vez melhor com o pilates.

É possível trabalhar com novos acessórios sem perder as características do Autêntico Método Pilates, e essa inovação com os princípios é o que vai deixar o método sempre vivo.



Até mais!!!

Jéssica Marchetti




sexta-feira, 10 de setembro de 2010

HISTÓRIA DO PILATES





Joseph Hubertus Pilates criador do Metodo Pilates, nasceu perto de Dusseldorf, na Alemanha e, 1880.



Foi uma criança frágil q sofria de asma, raquitismo e febre reumatica. Dedicou a vida inteira a melhorar sua condição física.



Na sua juventude, Pilates estudou e especializou-se em musculação, mergulho, esqui e ginástica.



Em 1912, Pilates mudou-se para Inglaterra, onde começou a ganhar a vida como pugilista, artista de circo e treinador de auto defesa. Na 1ª Guerra Mundial, torno-se enfermeiro e treinou a forma física de seus companheiros.


Após a guerra, voltou à Alemanha e interagiu com pioneiros das técnicas de movimentos como Rudolf von Laban e Hanya Holm.



Ao mesmo tempo, Joseph Pilates trabalhava como treinador para a força policial de Hamburgo. Em 1923 partiu para Nova York para montar seu primeiro estúdio junto com sua esposa, Clara.

Clara era enfermeira e incorporou os conceitos e exercícios de Joseph de modo que beneficiasse mais seriamente clientes doentes.







O método Pilates foi um sucesso imediatamente nos EUA, particularmente entre os bailarinos - Martha Graham e George Balanchine foram os primeiros a serem conquistados.







Os bailarinos, que em geral se machucavam muito, logo descobriram que os exercícios de Pilates levavam à uma recuperação mais rápida - e isso numa época em que os efeitos terapêuticos da reabilitação imediata ainda não eram reconhecidos.





Nos anos 60 George Balanchine convidou Pilates para instruir suas jovens "ballerinas" do NEW YORK CITY BALLET.



Pilates procurou os colégios para incentivar seu programa de con-dicionamento porque acreditava ser seu método bom para a raça humana e igualmente bom para as crianças nas escolas.






Entre 1927 e 1951 Joseph obteve as patentes dos equipamentos que ele inventou.



Faleceu em 1967.




Clara Pilates deu aulas até 1970.


Clara Pilates faleceu em 1976.






Joseph Pilates deixou 5 discípulos que continuaram a ensinar o método.



São eles: Romana Kry-zanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Ron Fletcher.






Até mais!!!

Jéssica Marchetti